Assistência Social - Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023

FRONTIN POR ELAS!

Na data de 01 de setembro de 2023, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, através da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento às Violências realizou-se uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e com o apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), denominada Operação “SHAMAR Maria da Penha 2023”. A operação ocorrerá em todo o país, com o objetivo de realizar ações preventivas para o enfrentamento à violência doméstica, ao feminicídio e à interiorização da Patrulha Maria da Penha (PMP). A palestra foi ministrada pelos Soldados Vanessa Bianqui e Soldado Rômulo, representando a Câmara técnica da Patrulha Maria da Penha da PMPR. O evento contou com a presença de integrantes da rede de proteção, funcionários, representantes de igrejas, pastorais, agentes de saúde, adolescentes do grêmio estudantil do colégio monsenhor Pedro Busko, professores, terceira idade, rádio local, acadêmicos, totalizando um público de 42 pessoas.O agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, que surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente no mesmo mês. Em nosso município as ações foram realizadas em diversos momentos, iniciando com a Secretaria Municipal de Educação, com palestra e roda de conversa com professores municipais, agentes de saúde e integrantes da rede de proteção ministrada pela delegada de polícia civil Dra. Natália Nichel, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família e Rede de Proteção: rodas de conversas desenvolvidas pelas equipes técnicas psicóloga e assistentes sociais da Proteção Social Especial e integrantes da rede de proteção, com adolescentes nos colégios estaduais, informativos em redes sociais, blitz com entrega de panfletos informativos através do Serviço Convivência Fortalecimento Vínculos; destacando o Projeto FRONTIN POR ELAS LANÇADO EM 2015; Decorações dos setores dando ênfase ao tema ainda a Secretaria Municipal de Saúde desenvolvendo o “movimento agosto lilás” com ações junto à população e aos profissionais.