Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 16 de Maio de 2024

APICULTORES DO MUNICÍPIO DE PAULO FRONTIN PARTICIPAM DE ENCONTRO REGIONAL EM BITURUNA

No dia 15 de maio de 2024, aconteceu o Encontro Regional de Apicultores em Bituruna-PR. A viagem contou com o apoio do nosso prefeito Jamil Pech, para o deslocamento dos Apicultores de Paulo Frontin, e também contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Eugenio Hrenichen, e os apicultores, Luiz Renato Kaminski, Diego Buffon, Maiocon Buffon, Elizandro Picharha, Luiz Pischarka, Daniel Alecizen e Albano Luiz Blakievicz dono da Casa do MEL.

O evento realizado nesta dia, teve a participação do Marlon Tiago Hladczuk do IDR-PR, o qual abordou o tem Tecnologias para melhoria da produção na Apicultura. O técnico do IDR-PR Marcos Ludorf abordou o tema Boas práticas para a integração entre agricultura e abelhas. No período da tarde tivemos as visitas a Apmel e Coopercontestado – Agroindustria para envase de Mel, aonde repassar sobre o processo completo da entrada do produto até o final do processo do Mel.

A apicultura é uma atividade essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente. As abelhas respondem por cerca de 80% da polinização dos vegetais. Dessa forma, a apicultura contribui, de forma eficaz, para minimizar a interferência e a degradação da natureza, corroborando com a produção integrada na agropecuária. Criar abelhas é de suma importância para a agricultura pela efetiva polinização, que, por sua vez, provoca um significativo aumento na produção agrícola. Para ter ideia, a cada quilo de subproduto apícola, a polinização incrementa outros 15 quilos de alimentos. Nesse sentido, sem a existência de abelhas, seria impossível a produção agrícola e sobrevivência do ser humano.