Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

PREFEITURA OFERECE CURSO DE APICULTURA EM PARCERIA COM O SENAR

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de abril aconteceu o curso de Apicultura ofertado pela Prefeitura Municipal de Paulo Frontin, em parceria com SENAR. Curso contemplado com aulas teóricas no CEDER e aulas práticas na propriedade dos Apicultores. Além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal, estiveram presentes Prefeito Jamil Pech, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eugenio Hrenichen, além da participação do IDR/PR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antiga Emater). O curso de apicultura contemplou 10 apicultores.

Também, durante esses dias foi tratado sobre o manejo apícola e produção de mel de qualidade. O instrutor do curso, Joel Almeida Silva organizou o curso da melhor forma. Na parte da manhã ocorreram estudos teóricos sobre manejo e produção de mel e no período da tarde aconteceu a prática, com vistoria de colmeias e manejo das abelhas na propriedade dos apicultores.

O objetivo do curso foi oferecer uma oportunidade de melhorar o manejo, aumentar a produção de mel e ter na propriedade mais uma fonte de renda. Existem muitos apicultores no município, mas dispersos e necessitando de apoio técnico. Uma das questões levantadas no curso é de que precisamos nos unir para nos profissionalizar e organizar um grupo para adquirir os produtos necessários na atividade, bem como, para comercialização do mel. Portanto, esse curso foi muito bom e vai ajudar muito para os produtores melhorarem no manejo das colmeias.

A atual administração sempre busca melhorar a qualidade de vida e a renda dos nossos agricultores, com várias ações voltadas a melhorar a vida de todos.