Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Paulo Frontin, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone (42) 3543-1210

Atendimento Atendimento: Seg à Sex, 8h às 12h - 13h às 17h

Terç
28/06
Predomínio de Sol
Máx 24 °C
Min 4 °C
Índice UV
4.0
Quar
29/06
Predomínio de Sol
Máx 19 °C
Min 11 °C
Índice UV
4.0
Quin
30/06
Geada
Máx 20 °C
Min 4 °C
Índice UV
4.0
Sext
01/07
Geada
Máx 22 °C
Min 2 °C
Índice UV
4.0

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PRIMEIRA NASCENTE PROTEGIDA PELO PROGRAMA RENASCENTE

SECRETARIA DE Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente


Nesta quinta-feira, dia 12 de maio, a primeira nascente protegida pelo Programa RENASCENTE, foi recuperada. Sua localização é no Sítio Scherpinski, de propriedade de Dirceu Scherpinski e família, na localidade do Bom Retiro. O RENASCENTE é um Programa Municipal de proteção e recuperação de nascentes que pretende atender o maior número possível de propriedade nos próximos anos em Paulo Frontin.

O programa nasceu de outras experiências regionais e municipais de proteção de nascentes, que garantiram água potável mesmo em momentos de grave seca, e que o Município de Paulo Frontin instituiu através da Lei Municipal nº. 1292/2021, aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado por unanimidade.

O Projeto de Lei foi encaminhado aos vereadores em 2021 e aprovado, sendo assim sancionada a Lei que institui o programa. O município conta com a colaboração do IDR-PR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antiga EMATER), Casa Familiar Rural, e outros órgãos que queiram participar. O Município auxilia com parte do material e também pode compensar o proprietário do terreno onde está a nascente com créditos recebidos pelo ICMS ecológico, o qual deverá ficar 100% com o município em 2024 ou 2025, após o pagamento total das áreas adquiridas.

O Prefeito Jamil Pech agradeceu a família Scherpinski, a Casa Familiar Rural, o IDR-PR, a Câmara Municipal, e todos os envolvidos no desenvolvimento e planejamento do Programa e na recuperação da primeira nascente. Ele também destacou que já tem vários pedidos para que sejam recuperadas mais nascentes, garantido saúde e qualidade de vida aos consumidores da água que dela brota, bem como proteger o meio ambiente de uma forma sustentável.

O Técnico do IDR-PR Dejair de Jesus Padilha também destacou a importância do programa para a qualidade de vida e o meio ambiente, ressaltando o desafio de cada vez mais utilizar de maneira sustentável as riquezas que a terra nos dá.

A Casa Familiar, além de sua coordenadora, Monica Chilanti, esteve presente com quatro alunos que apreenderam a técnica de proteção chamada “solo cimento”, onde a proteção usa o mínimo de materiais que possam comprometer a qualidade da água da nascente.

Dirceu Scherpinski, proprietário do terreno, agradeceu ao Prefeito pela idealização do Programa e a forma que cuida das pessoas e do bem-estar de todos, e destacou a importância dessa recuperação, pois a mesma irá atender seis famílias, com água de qualidade e protegida.

Estiveram presentes também no evento, o Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, Janderson Repczuk, o Secretário Municipal de Governo, Rogério Vial, os Vereadores Jonee Pesch, Celso Osmar Kaminski e Jandir Machado de Azevedo.

É o município de Paulo Frontin cuidando das pessoas, fazendo uma administração para todos.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 24/06/2022

Portal atualizado em: 28/06/2022 14:07:36

Prefeitura Municipal de Paulo Frontin - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.