Ouvidoria da saúde tem a responsabilidade de ajudar os cidadãos quando nece

Ouvidoria da saúde tem a responsabilidade de ajudar os cidadãos quando nece


Publicado em: 29/03/2017 12:39 | Fonte/Agência: Sec. Saúde | Autor: Softniels

 

Os usuários do sistema de saúde pública de Paulo Frontin tem, desde 2010, uma ferramenta de auxilio para solucionar as questões em torno da saúde. Mal atendimento, falta de medicamento, falta de profissionais e demora no atendimento, podem e devem ser resolvido por esse setor. Conforme o ouvidor, Sr. Rogério Vial, as pessoas que se sentirem prejudicadas pelo sistema público de saúde de Paulo Frontin deve procurar a ouvidoria e fazer a reclamação.

O horário de atendimento ao público é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. E é possível denunciar também pelos telefones 42 3543 1212 ramal 26 ou 3543 1381. “A pessoa que fizer a denúncia não será identificada ao fazer a reclamação. Mesmo assim é importante que a pessoa compareça para conversarmos e conseguir orientar a pessoa sobre os procedimentos.”

O ouvidor ressaltou ainda que em 2013 a ouvidoria de saúde recebeu 27 reclamações relativas aos serviços da saúde e todas tiveram encaminhamentos buscando resolver os problemas relacionados.

Mesmo que o cidadão não queira procurar a ouvidoria no município, existem outros meios possíveis que podem ser usados, como o a Coordenadoria Regional de Saúde em União da Vitória, a qual também tem ouvidoria e o próprio SUS que mantém um sistema semelhante ao da Prefeitura.

O cidadão deve sempre buscar resolver os problemas na ouvidoria, pois se caso venha a desacatar diretamente ou indiretamente algum funcionário público, pode responder criminalmente pelo ato. Portanto, a ouvidoria é o órgão que protege o reclamante e tem poder de ação para resolver os problemas.

 


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