Paulo Frontin participa do 1º Encontro de Cultura: Batizado e troca de Cord

Publicado em: 29/03/2017 12:40 | Fonte/Agência: Sec. Educação, Cultura e Desporto | Autor: Admin

Um projeto cultural que surgiu com alunos e professores da UNESPAR/FAFI de União da Vitória conta com a participação de alunos da rede pública municipal de Paulo Frontin, que organizados através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Esse projeto que ensina a Capoeira que é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Nos dias 17, 18 e 19 agosto, União da Vitoria e Paulo Frontin recebem o encontro que se inicia na noite do dia 17 com uma mesa redonda com o tema: identidade e cultura negra. Nessa mesa redonda, diversas autoridades sobre o assunto debaterão temas relacionados a identidade e a cultura negra. Entre os debatedores devemos destacar o Prof. Dr. Ilton C. Martins, Doutor em História do Brasil que abordará temas históricos relativos aos negros. Também o moçambicano Avelino Mazuze, Cientista Social de Moçambique que falará sobre as canções africanas e sua importância para a cultura moçambicana. Além de outros participantes que abordarão os mais diversos temas da cultura negra no Brasil e na África, entre eles a religiosidade. Esse assunto estará em debate com a presença da Mãe de Santo Dona Ana.

No sábado, na UNESPAR/FAFI, acontecerão diversas oficinas em que professores e estagiários de Paulo Frontin irão participar. À noite, no Pavilhão da Igreja Sant’ana, em Paulo Frontin, a partir das 19 horas, teremos teatro, dança, musica e batizado de Capoeira.

Toda a população está convidada a participar, e não será cobrado ingresso.

No domingo as atividades voltam para União da Vitória onde haverá um aulão de Capoeira.

População frontinense, venha participar dessa atividade cultural, conheça nossas raízes e exerça sua cidadania. Um convite da Prefeitura Municipal de Paulo Frontin, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a UNESPAR/FAFI, através do colegiado de Filosofia.